Atleta Vegana Vence Campeonato Nacional de Levantamento de Peso na Croácia
Ana Špac, relativamente novata no levantamento de peso, acaba de se tornar campeã nacional sênior da Croácia
Ana Špac é uma estudante que pratica levantamento de peso há apenas três anos – e segue uma dieta baseada em vegetais durante quase o mesmo tempo – venceu na categoria até 71 kg e consagrou-se Campeã Nacional Sénior.
A competição aconteceu nos dias 13 e 14 de abril na cidade de Osijek, no leste da Croácia. Cerca de 100 atletas de 11 equipes compareceram para competir individualmente.
Os levantadores de peso são avaliados pela conclusão dos dois estilos de levantamento olímpico, o “clean and jerk” e o “snatch”. A pontuação de um atleta é então calculada combinando as pontuações dos seus melhores levantamentos, com o vencedor geral possuindo o maior total combinado.
Além do novo título de Campeã Nacional Sênior, Ana competiu anteriormente e se tornou Campeã Nacional Júnior, e também detém um recorde Júnior na Croácia.
Ana começou a praticar levantamento de peso através de seu irmão mais velho no início de 2022. Como uma novata no levantamento de peso competitivo, a lista crescente de suas realizações é ainda mais notável.
Segundo os atletas, o cansaço é um fenômeno constante nos levantadores de peso competitivos, às vezes durando semanas a fio. Mas Ana aparenta estar bem com seu metabolismo e recuperação com uma dieta baseada em vegetais.
Com uma alimentação rica em nutrientes, com muitos carboidratos e proteínas e um mínimo de gordura, como lentilhas, feijão, quinoa, aveia e trigo, o que é fácil de conseguir com uma dieta baseada em vegetais.
Ana não é a única atleta a reconhecer os vários benefícios de uma dieta baseada em vegetais, sejam eles éticos, ambientais ou relacionados à nutrição.
Exemplos notáveis recentes incluem vários corredores, praticantes de artes marciais, fisiculturistas e outros levantadores de peso tais como:
Equipe Vegan Strong PlantBuilt
Após o sucesso do ano passado, o Vegan Strong PlantBuilt mais uma vez roubou a cena no 84º Mr. America Sports Festival em Atlantic City. A equipe movida a plantas levou para casa 41 medalhas, incluindo 32 vitórias em primeiro lugar em Powerlifting, Strongman, CrossFit e Kettlebell.
Jaqueline Geihe
A atleta vegana Jaqueline Geihe conquistou o ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em outubro. Ela lutou para chegar à categoria faixa-azul adulta peso pena (56,5kg).
Austin Meyer
Em abril, o ultracorredor vegano Austin Meyer conquistou o primeiro lugar na corrida Zion Ultra 100 km (62 milhas). Esta exaustiva ultramaratona viu atletas correrem ao redor do Parque Nacional de Zion, em Utah, com apenas ultramaratonistas experientes elegíveis para competir.
Trishul Cherns
Em julho, um atleta vegano de 66 anos garantiu o primeiro lugar numa ultramaratona de 48 horas em Massachusetts. Trishul Cherns, que correu 229 quilômetros, atribuiu seu sucesso à sua dieta baseada em vegetais.
Cherns quebrou mais de 110 recordes canadenses de ultra-corrida. Em entrevista, ele disse à Canadian Running: “Meu sucesso definitivamente vem da minha dieta. Sou vegano e essa é uma dieta antiinflamatória. Estou tentando prevenir inflamações em meu corpo porque esses são eventos estressantes, então estou tentando facilitar ao máximo.”
Lisa Gawthorne
O ano de 2023 foi um ano e tanto para a atleta vegana Lisa Gawthorne. Em março, ela ganhou o ouro no Campeonato Europeu de Duatlo. Então, no final de abril, ela conquistou mais uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de Duatlo em Ibiza.
Po Denman
Em novembro, o lutador vegano Po Denman se tornou o campeão de boxe peso-palha da Tailândia. Agora classificada como uma das melhores lutadoras peso por peso do mundo, ela credita sua dieta baseada em vegetais como uma melhoria em seu desempenho e treinamento.
Novak Djokovic
O tenista novak Djokovic conquistou seu 24º título importante de simples em setembro. Ao vencer três dos quatro majors em 2023 – o Aberto da Austrália, o Aberto da França e o Aberto dos Estados Unidos – o atleta de 36 anos igualou o recorde de Margaret Court.
Djokovic disse que cortou produtos de origem animal depois de sofrer de alergias desde criança. Ele foi listado como produtor executivo de The Game Changers.